quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Resumo do Significado Espiritual do Gênesis

Resumo do Significado Espiritual do Gênesis

Os seis dias, ou períodos, são todos os estados sucessivos da regeneração do homem conforme segue:
1. O primeiro estado é o que precede ao fato da existência, estando incluso neste instante de tempo o estado de infância, é o estado imediato ao da regeneração. É o estado chamado de "vazio", "vazio" e "escuridão". É o primeiro movimento da misericórdia do Grande, é "o Espírito que move-se sobre as faces das águas.". É o Zero da matemática, é o Nada e é o Tudo, é o Princípio em sua essência.

2. O segundo estado é quando é feita uma distinção entre as coisas que são do Incognoscível, e as que são próprias do homem. As coisas que são do Supremo são designados pelas Palavras "Continua a Ser", e este estado somente é especialmente conhecido pelo estado da fé, que foram aprendidas através do mais velhos, desde a infância, e que são armazenados, e não se manifestam até que o homem entre neste estado. Hoje em dia este estado raramente existe sem tentação, infortúnio, ou tristeza, por que as coisas do corpo e do mundo, ou seja, as coisas próprias do homem, são trazidos para a inquietude, como se fosse morrer. Assim, o que é devido ao homem externo são separados daqueles que pertencem ao homem interno. No homem interno estão os restos mortais, guardados pelo Eterno, até agora, e para este uso.

3. O terceiro estado é o de arrependimento, em que o homem, de seu homem interno, fala piedosamente e devotadamente, e produz bens e obras de caridade, mas que no entanto são inanimados, porque ele acha que os bens e as obras são resultados de sua inteligência e vontade. Estes bens são chamados de "tenra relva", e também a "erva que dá semente", e depois também chamada de "árvore que dá fruto."

4. O quarto estado é quando o homem torna-se influenciado pelo amor e iluminado pela fé. Ele de fato, no período anterior, discursou piedosamente, doou seus bens, mas ele fez isso em consequência da tentação e vaidade, e na angústia sob o qual ele trabalhou, e todos estes atos não foram o produto de fé e de caridade; Por isso a fé e a caridade ascendem em seu homem interno, e são chamados dois "Astros".

5. O quinto estado é quando o homem professa a sua fé, e, assim, confirma-se na verdade e no bem: as coisas que por ele são produzidas são vivas, e são chamadas de "peixes do mar", e as "aves do céu ."

6. O sexto estado é o estado da fé, e da fé por amor, ele fala o que é verdade, e faz o que é bom: as coisas que ele cria, são chamados de "alma vivente" e de "besta". E, como ele, as coisas agem de uma só vez juntamente com a fé e o amor, ele se torna um homem espiritual, que é chamado de "Imagem". Sua vida espiritual está satisfeita e sustentada pelas coisas que pertencem aos conhecimentos da fé, e às obras de caridade, e as que são chamados a sua "comida e sua vida natural está satisfeita e sustentadas por aquilo que pertencem ao corpo e os sentidos, de onde um combate surge, até que o amor o domina por inteiro, e ele se torna um homem celestial.

7. Nem todos aqueles que estão por ser convertidos chegam a esse estado. A maior parte, no dia de hoje, atingem apenas o primeiro estado alguns apenas o segundo; outros o terceiro, quarto, quinto ou; poucos o sexto; e quase ninguém o sétimo.