quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Até quando ela suportará - A humanidade esgotou a natureza para este ano.

Em 20 de agosto a humanidade esgotou o seu orçamento da natureza para este ano, o planeta terra passou a operar no vermelho. As informações são da Global Footprint Network – GFN (Rede Global da Pegada Ecológica), instituição parceira da rede WWF, que gera conhecimento sobre sustentabilidade e tem escritórios na Califórnia, Europa e Japão. O Overshoot Day, “Dia da Sobrecarga da Terra”, é a data em que a demanda anual da humanidade sobre os recursos naturais ultrapassaram a capacidade de renovação da natureza. Para chegar a essa data, a GFN faz o rastreamento da demanda da humanidade em termos de recursos naturais, tal como alimentos, matérias primas e absorção de gás carbônico, ou seja, a Pegada Ecológica, e realiza uma comparação da capacidade de reposição desses recursos pela natureza e de absorção de resíduos. São demonstrados nestes dados que, em pouco mais de oito meses, utilizamos tudo o que a natureza consegue regenerar durante um ano. O restante ficou descoberto e nossa conta de consumo dos recursos naturais no vermelho. À medida que aumenta nosso consumo, o débito ecológico cresce na mesma proporção, reduzindo florestas, perda da biodiversidade, colapso dos recursos pesqueiros, escassez de alimentos, diminuição da produtividade do solo e acúmulo de gás carbônico na atmosfera. Tudo isso não apenas sobrecarrega a capacidade de recuperação e manutenção do planeta terra, como também debilita nossa economia e põem em cheque a nossa civilização. “O enfrentamento de tais restrições impacta diretamente as pessoas. As populações de baixa renda têm dificuldade em competir por recursos com o restante do mundo,” afirma Mathis Wackernagel, presidente da Global Footprint Network e co-criador da Pegada Ecológica, uma medida para contabilizar o uso de recursos naturais.
 
 
Hoje somos 7,2 bilhões de pessoas e, se a população ainda está crescendo, as tecnologias da informação e de transporte permitem multiplicar a economia mundial num ritmo ainda mais acelerado. Apesar disso, em muitos casos, as restrições legais e os cuidados ambientais são vistos como obstáculos ao crescimento econômico, ainda traduzido diretamente em desenvolvimento social e progresso. Por isso, para a Global Footprint Network e Rede WWF, em lugar de dilapidar os recursos, é mais sábio tratá-los como uma fonte contínua de riqueza a ser usada de forma sustentável e estratégica, garantindo um futuro seguro para toda a humanidade. “Para assegurar um futuro limpo e saudável para nossos filhos, é preciso preservar o capital natural que nos resta e cuidar melhor do planeta que chamamos de lar”, afirma Jim Leape, Diretor Geral da Rede WWF. De acordo com a Secretária Geral do WWF-Brasil, Maria Cecília Wey de Brito, cidadãos e governos têm papel fundamental na redução dos impactos do consumo sobre os recursos naturais do planeta. “Políticas públicas voltadas para esse fim, como a oferta de um transporte público de qualidade e menos poluente, construção de ciclovias, e o estímulo ao consumo responsável, por exemplo, são essenciais para reduzir a Pegada Ecológica. E este é um papel dos governos”, ressalta. Já os cidadãos, na opinião de Maria Cecília, devem cobrar dos governos e dos políticos a criação e aplicação de politicas deste tipo. “Mas enquanto elas não existem, nós podemos fazer nossas escolhas lembrando que nosso planeta é finito, como é a nossa conta no banco”, salienta.
 

2 comentários:

  1. Olá, me chamo Roberto Hristos Ioannou e esta manhã estava refletindo sobre o crescimento do consumo e da população. O padrão de economia liberal proporcionou o desenvolvimento em grande escala, mas também originou os comportamentos compulsivos, assim como o consumismo alienado, indisciplinado e doentio. Isso sem mencionar os efeitos funestos que acarretou e ainda acarretará ao meio ambiente, porque certamente o descomedimento induz a uma intensificação da produção e, por conseguinte, amplia a extração de matérias-primas e consumo de recursos energéticos não renováveis.
    Acontece que, alguns combustíveis fósseis como carvão, gás natural e petróleo, são profundamente poluidores, e, quando queimados liberam dióxido de carbono, originando chuvas ácidas, poluindo solos e águas. Além disso, imperativo lembrar que, quando os recursos naturais são demasiadamente aproveitados, não podem ser repostos pela natureza ou mesmo pela atuação humana em curto lapso de tempo. Destarte, qual será o futuro da humanidade ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto,
      Isso ainda é uma incógnita, mas penso que se todos nos conscientizarmos e consumirmos menos e de forma consciente podemos otimizar a reciclagem e alongar o tempo para uma maior mobilização das pessoas.

      Excluir